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Superar a fobia de receber Feedback: dê o primeiro passo

Situação 1: Pedir feedback

Você está sentado na sua secretária quando recebe um email do seu chefe que diz, enigmaticamente: “Por favor, venha ao meu escritório; precisamos de conversar”. Qual é a primeira coisa em que você pensa?

Para a maioria das pessoas é: “Ah, não – o que é eu fiz agora!” É claro que é possível que o seu chefe o queira felicitar por alguma coisa que fez, pedir a sua opinião sobre algo, ou queira apenas discutir uma questão, mas a grande maioria das pessoas assume que está a ser chamada para ser citicado ou chamado à atenção sobre qualquer coisa que fez. Essa hipótese faz com que muitas pessoas evitem qualquer tipo de feedback , ou seja, a “fobia do feedback” é generalizada.

O que é uma pena, porque existe claramente vantagem em receber feedback numa base contínua. As pesquisas mostram que os líderes que pedem feedback são substancialmente mais eficazes do que os líderes que não pedem.

Os melhores líderes não só pedem feedback a mais pessoas, como o pedem com maior frequência. Em vez de ficar com medo de receber feedback, estão confortáveis em receber informações sobre o seu comportamento, não apenas dos seus chefes como também dos seus colegas e subordinados.

 

Situação 2: Dar Feedback

São 08:45 da manhã e você está sentado à sua secretária. À hora certa aparece um lembrete do Outlook a anunciar “Reunião de avaliação de desempenho com José Pereira, 9h00”. Você geme em voz alta ao pensar para si mesmo que o desempenho do José foi terrível. A atitude dele é má, não tem energia e os resultados que apresenta são inferiores! Você sente um aperto no estômago. Fica ansioso. A sua pressão arterial sobe. Interiormente você diz: “Não me pagam o suficiente para fazer este trabalho!”

Você está a pensar que não importa o que disser ou como o dizer, a reunião vai correr mal. O seu único pensamento sobre uma possível solução é, “mais depressa começar isto mais depressa acaba”. Soa familiar?

 

A maioria das pessoas tem histórias traumáticas em que deram ou receberam  feedback negativo de desconstrutivo. Essas experiências terríveis incorporam-se na nossa mente e tornam-se numa fonte de ansiedade.

Por outro lado, a maioria das pessoas também se lembra de um momento em que alguém lhes deu um feedback útil que contribuiu para uma acentuada melhoria na sua eficácia e influenciou a ter sucesso.

 

A capacidade de dar feedback honesto de uma maneira útil está estreitamente alinhada com o emprenho dos funcionários.

 

Você é bom em dar e receber Feedback? Auto avalie-se

Saber que é importante dar e receber feedback é uma coisa. Saber se o faz bem é outra.

Como ponto de partida, deve auto-avaliar o seu desejo de dar e receber feedback positivo e negativo, e medir os seus sentimentos gerais de auto-confiança, uma vez que esta característica se correlaciona fortemente com o desejo de dar e receber feedback.

Fazer uma auto-avaliação pode não trazer grandes revelações sobre si mesmo (uma vez que é você a avaliar-se a si próprio) mas vai ajudá-lo a reflectir um pouco e motivá-lo a melhorar.




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