MJIN_Men-Meet-Web-640×400

Não só quê, mas quão bem você sabe …?  

 

Até que ponto você conhece bem o seu sector, a sua profissão, a sua empresa e os seus concorrentes? Conhece todos os seus pontos fortes e fracos? Até que ponto você conhece bem o produto ou os serviços que a sua empresa comercializa? Desde o seu propósito ao seu preço? Até que ponto você sabe o que fazem e o que se passa em outros departamentos ou funções que estão fora do seu foro de competências e da sua esfera de influência? Sabe o que fazem e porquê?

Sim, é verdade que muitas pessoas procuram conselho naqueles que têm um conhecimento profundo sobre um determinado assunto, mas também há quem esteja frequentemente em busca de alguém com conhecimento mais geral e que compreenda assuntos que vão mais além (ou até mesmo fora) da sua área de especialização.

O conhecimento geral não é menos importante que o conhecimento profundo e especializado, porque ajuda a situar os assuntos no meio de muitos outros com os quais interactuam. Os ambientes e as relações exteriores podem ter grande influência sobre assuntos específicos, e a avaliação do todo leva frequentemente a conclusões diferentes (e mais acertadas) que uma visão específica, que pode ser redutora.

Expanda o seu leque de conhecimentos. Procure e pesquise na internet sobre assuntos fora da sua área de conhecimento. Leia jornais, notícias diárias. Passe no quiosque da esquina e folheie as revistas que desconhece. Pare num canal de televisão que normalmente não vê. Tome atenção aos folhetos que distribuem nos passeios ou nos supermercados. Vai ver que encontra notícias curiosas e que poderão despertar a sua atenção e, quem sabe, expandir o seu leque de conhecimentos.

 




Não há comentários.

Adicione o seu