Curso Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting

Curso Auxiliar de Educação Infantil e Babysitting

Descrição

O curso de Auxiliar de Educação Infantil e Babysiting prepara os formandos para serem profissionais no cuidado, segurança, entretenimento, ocupação e alimentação das crianças.

Vantagens do Curso

Apoio de empresas do sector para a realização de estágio profissional, Bolsa de Emprego, Componente Prática, Tutor Especializado e Dedicado, acesso a material de estudo e campus virtual. Saiba mais

Porquê Considerar este Curso

Em 2010, as listas de espera para admissão de novas crianças justificou o lançamento um plano de alargamento da rede de creches por parte do Governo. Apesar desse esforço, persiste uma pressão por parte dos pais para que sejam abertas novas creches como as recém anunciadas 20 novas unidades anunciadas em Lisboa e a contratação de serviços a privados por parte da câmara de Cascais atestam.
Esta tendência de crescimento tenderá a verificar-se no futuro, aliado à maior facilidade de licenciamento prevista na portaria n.º 262/2011 de 31 de Agosto que define os critérios para a abertura de uma nova creche.

Objectivos do Curso

No final deste curso, os formandos deverão estar aptos a:

1. Adquirir conhecimentos básicos de Psicologia Evolutiva e do desenvolvimento geral da criança (dos 0 aos 6 anos);
2. Saber que condições ou factores influenciam o desenvolvimento físico da criança;
3. Ter conhecimentos das doenças mais comuns nas crianças, das suas manifestações clínicas, tratamentos e do plano de vacinação;
4. Saber quais são as diferentes etapas de alimentação da criança durante a infância;
5. Diferenciar os alimentos e saber elaborar dietas equilibradas e adaptadas a diferentes situações;
6. Conhecer os utensílios necessários para a higiene corporal da criança, de forma a conseguir uma higiene correcta de todas as partes do seu corpo;
7. Compreender a importância da higiene pessoal e ambiental, e aprender de que forma se poderá ensinar a criança a adquirir os principais hábitos de higiene, de acordo com a sua idade e grau de maturidade;
8. Conhecer os acidentes mais comuns nas crianças;
9 Conhecer o desenvolvimento cognitivo, afectivo, social e moral da criança;
10. Conhecer a importância do desenvolvimento sensorial e motor no desenvolvimento geral da criança;
11. Aprender quais são as regras de actuação e as actividades apropriadas para o desenvolvimento motor da criança;
12. Reconhecer a importância da linguagem para o desenvolvimento cognitivo, social e afectivo da criança;
13. Conhecer as regras correctas de actuação para favorecer a aquisição da linguagem e o seu desenvolvimento, de acordo com a idade da criança e o seu desenvolvimento linguístico;
14. Conhecer os aspectos básicos dos tipos de expressão plástica, musical, corporal;
15. Perceber a importância do espaço, do tempo e materiais, para o ensino-aprendizagem;
16. Conhecer a organização da Educação Infantil em Portugal.

Saídas Profissionais

Estabelecimentos de ensino escolar públicos e privados, empresas relacionadas com o sector da educação, ATL’s (actividades de tempos livres, complementares e extra-curriculares), colónias de férias, creches, jardins-de-infância, estabelecimentos de ensino de educação especial, instituições da área da assistência social, e de acolhimento, de menores em situação de risco, e de apoio familiar, babysitting

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