Quer abrir um franchising? O que deve fazer
O que é um franchising?
É uma das alternativas para criar o seu negócio em que se aproveita a experiência de quem já está habituado ao mundo dos negócios.
É um modelo ou sistema de desenvolvimento de negócios em parceria, através do qual uma empresa, concede a outra empresa/empresário o direito de utilizar a sua marca, explorar os seus produtos e serviços bem como o respectivo modelo de gestão, mediante uma contrapartida financeira.
As vantagens deste modelo de negócio passam por associar a experiência de uma empresa instalada e de sucesso no mercado a motivação e o capital de pessoas interessadas em ter o seu próprio negócio, mas sem começar do zero.
No site do IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas) abaixo transcrito encontrarão informações mais detalhadas sobre Franchising e os conceitos relacionados.
O que deve fazer para iniciar um Franchising?
- Fazer uma avaliação rigorosa e tentar responder a esta pergunta – Estou preparado para ser empresário? – Analise todos os riscos e responsabilidades inerentes. Veja se está preparado para: não ter remuneração fixa segura, arriscar a economia familiar, trabalhar muito, abdicar de planos e de investimentos.
Estude os aspectos positivos e negativos, mas não se esqueça que deve desenvolver a sua empresa de acordo com as estratégias definidas pela marca. - Informar-se – Consulte sites relacionados, revistas, directórios, feiras internacionais e nacionais.
- Analisar as vantagens e desvantagens – Analise as vantagens e as desvantagens.
- Fazer uma pré-seleção – Há muitas oportunidades de franchising, por isso, comece por descartar algumas, começando pelos sectores que lhe interessam. É aconselhável que tenha pelo menos 30% a 50% de capitais próprios, bem como algum fundo de maneio para os primeiros tempos de actividade.
- Estudo do mercado – Estude os sectores que prefere, avalie o prestígio da marca, estude a concorrência.
No que se refere ao local do negócio tenha em atenção o potencial de vendas da zona, concorrência local, tendências de compra, volume de tráfego de público na zona, as condições de acesso, vias de comunicação, meios de transporte e facilidades de estacionamento. - Analisar o franchisador – comece a contactar directamente os franchisadores das marcas que lhe interessam. Peça informações detalhadas, marque reuniões e visite os seus stands em feiras.
Fale também com outros franchisados . Procure opiniões. - Negociação do contrato – Pode consultar um advogado especializado na matéria, porque pode fazer uma avaliação rigorosa e ajudá-lo nas negociações.
Esclareça as suas dúvidas, pondere bem os passos a seguir. Esclareça todas as suas dúvidas. Antes do contrato definitivo, assine um pré-contrato. Veja em que fase de expansão se encontra o franchisador.
Se desejar que as suas dúvidas sejam esclarecidas, não hesite em deixar o seu comentário ou a sua questão.
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Não há comentários.
Adicione o seu