Empreender na carreira e na vida

Recomendações para quem quer empreender na carreira e na vida

Tantas vezes nos iludem com histórias que mudam para sempre o que fazemos, a forma como fazemos e até a forma como nos relacionamos com nós próprios, com os outros e com o mundo. Mas isso só acontece porque nos deixamos levar.

Seth Godin, especialista em marketing, criatividade e inovação e autor de best-sellers, chama-nos a atenção para esta realidade na sua obra mais recente, intitulada “A Fraude de Ícaro”.

Porque precisamos de estar conscientes do mundo em que vivemos e do que precisamos de fazer para chegar onde queremos, ficam aqui algumas recomendações inspiradas nas lições de Seth Godin.

Realinhar a “zona de conforto” com a “nova zona de segurança”

Quando estamos confortáveis com um dada situação deduzimos que estamos em segurança mas nos tempos que correm pode ser perigoso pensar assim. A economia mudou, a tecnologia mudou, tudo mudou. Não há lugares seguros, por isso não há empregos para toda a vida.

Mas há uma nova zona de segurança que precisamos considerar para nos sentirmos confortáveis nos dias que correm: a da “criação interminável de ligações pessoais cada vez mais profundas”, tanto online como offline, como refere Godin.

Portanto, se queremos empreender, temos antes de mais de tomar consciência que estamos a viver numa “economia de ligação”.

Fugir dos descrentes e acreditar que é possível realizar

Convencem-nos e convencemo-nos frequentemente que não somos capazes de realizar algo ou que é difícil levar a cabo uma dada realização. E são essas crenças que nos impedem de sonhar, criar, inovar e crescer, não só ao nível individual mas também ao nível coletivo.

Um tratado publicado em 1959, pelo psicólogo e sociólogo David McClelland, mostrou que os momentos de crescimento mais rápido na História surgiram nas culturas que celebravam a causa da realização.

Ora, como a economia de ligação dá valor à realização, é chegado o momento de acreditar que é possível e desejável empreender.

Ter iniciativa, lidar com os erros e começar de novo

Depois de acreditar é preciso realizar, passar à ação, fazer acontecer, mesmo que não tenhamos talentos especiais e recursos em abundância. Por isso é que Godin define a pessoa empreendedora como “alguém que organiza, que inventa, que cria projetos de arte, qua faz algo do nada, usando perspicácia e ligação, mais do que dinheiro”.

Esse processo implica tomar decisões, umas vezes acertadas, outras vezes erradas, mas mesmo quando as escolhas não são as melhores o importante é retirar dessas experiências ensinamentos que nos permitam dar a volta por cima no momento seguinte.

Lembre-se: empreender é ter iniciativa, arriscar, acertar, errar e começar de novo quantas vezes for preciso.

Então, qual vai ser o seu próximo passo empreendedor?

 

Livro recomendado: A Fraude de Ícaro de Seth Godin

Sinopse: Não há nada mais perigoso do que jogar pelo seguro. A vida inteira, ouvimos dizer que é melhor não arriscar demais. Que mais vale um pássaro na mão que dois a voar. Que o mais importante é a estabilidade. Que é perigoso voar alto, sonhar alto – e até, por vezes, pensar alto. Sabe que mais? A vida inteira, mentiram-nos. Não há risco maior do que não correr risco nenhum. Conhece o mito de Ícaro? Preso no labirinto de Creta, Ícaro constrói umas asas de cera para tentar voar por cima das paredes do labirinto e fugir. O seu pai, Dédalo, avisa-o: “Cuidado, não voes muito alto, pois o sol pode derreter-te as asas.” E o que acontece a seguir? Ícaro voa demasiado alto… e as suas asas de cera derretem. É assim que se costuma contar a história. A parte que nunca se conta, que é convenientemente esquecida, é a seguinte: Dédalo avisou o filho de que seria igualmente perigoso voar demasiado baixo, porque a água salgada comprometeria a capacidade de sustentação das asas. É curioso. Numa história em que voar demasiado alto e demasiado baixo comportam os mesmos riscos, porque será que só ouvimos falar dos riscos da primeira opção? Porque é mais fácil cair na ilusão da mediocridade. Porque, quando temos medo de explorar o nosso potencial até ao limite, e mais além, quando temos medo de dar tudo por tudo e falhar, então, é mais fácil acreditar que os riscos são perigosos, que a ambição é um defeito e que o difícil é, simplesmente, impossível. Chega de ilusões. Seth Godin, um dos marketeers mais relevantes dos nossos dias e um dos criativos mais originais do mundo do marketing, lança-lhe o desafio: não caia nessa. Não acredite em tudo o que lhe dizem que “não se pode” – e acredite mais naquilo que o faz pensar “eu consigo”.

Páginas: 216 Ano: 2013 Editor: Gestão Plus ISBN: 9789898115836




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